Natal

Natal

Em Natal, o sol brilha praticamente o ano todo. Por isso sempre é tempo de aproveitar suas lindas praias, mergulhar nas refrescantes lagoas e andar de bugue pelas dunas da região. Você, com certeza, também vai se encantar com os famosos cartões-postais da cidade, como a Fortaleza dos Reis Magos, o maior cajueiro do mundo e a praia da Ponta Negra, onde fica o Morro do Careca e também bares, restaurantes e lojas de artesanato. Você vai ficar maravilhado com as praias dos arredores, como Genipabu, onde é possível fazer passeios de buque com ou sem emoção, e Pipa, toda emoldurada por falésias avermelhadas. Todos esses passeios ficam ainda mais agradá-veis com a simpatia da população potiguar, que está sempre alegre e adora visitas. Tornam-se também mais gostosos por causa das comidas típicas do local, como a carne de sol, o feijão verde, o camarão e o caranguejo.

Passeios Recomendados

A maioria das atrações turísticas de Natal, claro, está localizada à beira-mar, como as lindas praias de águas transparentes e alguns monumentos históricos. Além de visitar esses lugares, todo turista também deve garimpar as lojas de artesanato da capital potiguar, que vendem lindas peças de matérias-primas como cerâmica, cipó e areia colorida.

Passeio Panorâmico
O passeio panorâmico visita a orla de Natal, que abrange praias, hotéis, restaurantes e lojas. Você conhece também o centro de Natal, descobrindo os fatos interessantes da cidade. O passeio inclui paradas na Fortaleza dos Reis Magos, na feira de artesanato (com tempo para compras) e no cajueiro do Pirangi, ? maior do mundo. Nesta última parada, você pode fazer um passeio de barco (opcional) ou curtir a praia local. Passeio de seis horas.

Litoral Norte

Praia dos Artistas
A 5 minutos do Centro de Natal, esta é uma das praias mais badaladas da cidade. Ela vive lotada de jovens, inclusive à noite, quando os bares, os restaurantes e as boates agitam a região. Sua orla pode ser aprecia-da do alto da Ladeira do Sol, em um mirante que também descortina as praias do Meio e do Forte – incluindo a Fortaleza dos Reis Magos.

Você vai adorar o passeio de bugue pelas dunas, o maior cajueiro do mundo, a fortaleza em forma de estrela e as lindas praias da região
Ponta Negra e Via Costeira O Morro do Careca é o seu marco principal. A duna de 120 metros, na qual é proibido subir, domina a paisagem da movimentada praia de Ponta Negra, repleta de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e quiosques. O tranquilo mar está sempre limpo para banho, e ? calçadão é ponto de encontro da turma que curte uma corridinha ou uma caminhada. O agito da Ponta Negra acontece o dia todo e também à noite. A continuação da Praia de Ponta Negra se chama Via Costeira. Ali ficam alguns dos melhores hotéis da cidade, além do Centro de Convenções. A sua bela paisagem é pontuada por dunas, trechos de Mata Atlântica e praias desertas.
Passeio de bugue ao litoral norte ,M Você desbrava as belas dunas de Genipabu, passeia de dromedário na areia, encanta-se com a Lagoa de Pitangui e mergulha na lagoa de Jacumã através do esquibunda (escorregando duna abaixo em cima de uma prancha de madeira) ou do aerobunda (deslizando por uma tirolesa),
Genipabu O buque é o melhor meio de trans-porte para explorar as sensacionais dunas desta praia, localizada a 24 km da capital potiguar. O passeio com emoção inclui manobras radicais pelos montes de areia, e você decide se deseja encarar o desafio ou se prefere um trajeto mais tranquilo. Outra atividade imperdível do local é o esquibunda na lagoa de Jacumã. Você desliza sentado pela duna abaixo em uma prancha de madeira até cair na água doce da lagoa. Outra maneira deliciosa de mergulhar em Jacumã é por meio do aerobunda, espécie de tirolesa sustentada por um cabo de aço.
Cajueiro do Pirangi Este é o maior cajueiro do mundo, embora não seja uma árvore tão alta. Por causa de uma anomalia genética, os galhos crescem para os lados e, ao encostarem no chão, se enraízam e crescem de novo. A copa mede cerca de 8 mil metros, produzindo anual-mente de 70 mil a 80 mil frutos. A área onde ele está localizado tem guias, lo-jas de artesanato e mirante.
Parrachos de Maracajaú Dá para observar peixes de diversos formatos e cores durante um mergulho pelas piscinas naturais dos Parrachos de Maracajaú, região coberta de recifes de corais. Nos dias de sol e de maré baixa, a visibilidade aumenta e assim é possível mergulhar de snorkel e de cilindro. Para chegar até os parrachos, é preciso navegar de catamarã a partir da praia de Maracajaú, a 60 km de Natal. O Parque aquático Manoa, com piscinas, bar molhado, restaurante, completam o belo passeio.
Litoral Sul
Praia da Pipa e Cacimbinhas Pipa é conhecida pela sua beleza natural, presente na Baía dos Golfinhos, no Chapadão e nas falésias cobertas pela Mata Atlântica. Com um char-me todo especial, esta antiga vila de pescadores também é famosa por ser frequentada por gente bonita. A praia tem águas claras e mornas, imensos
coqueirais, piscinas e dunas branquíssimas. O passeio contempla o Chapa-dão, com seu visual de tirar ? fôlego, as falésias da Praia de Cacimbinhas e a bela Praia do Vilarejo.
Barra do Cunhaú Esse belo lugar tem pequenas piscinas de águas quentinhas e ótimas condições de vento para praticar esportes aquáticos. Na Barra do Cunhaú, você ainda pode fazer um passeio de barco no Rio Curimataú (opcional) para ad-mirar os coqueiros e os manguezais.
Baia Formosa ‘M Perto da maior reserva ecológica de Mata Atlântica do Nordeste, é muito visitada por golfinhos. Pode-se explorar de buque a área de acesso permiti-do, até a Lagoa da Coca-Cola.
Morro do Careca A duna de 120 metros, margeada por vegetação, localiza-se ao extremo sul da Praia de Ponta Negra. É ? principal cartão-postal da capital do Rio Grande do Norte e pode ser avistado de vários pontos da cidade.
Fortaleza dos Reis Magos Em formato de estrela, com cinco pontas, foi construída pelos portugueses no final do século 16 para evitar a invasão francesa. Tem canhões, capela e paredes de 14 metros de espessura. Fica na Praia do Forte, com piscinas naturais propícias para banho. Aberto todos os dias das 8h às 16h.